No dia 30 de agosto, sábado, às 14h, a Casa das Artes Regina Simonis será palco de um encontro especial: o lançamento do livro “A vida da escola são os alunos: histórias e memórias da Escola Estadual Mariante – RS”, organizado por Rafaela Limberger.
A obra resgata lembranças, afetos e vivências da comunidade escolar, reunindo depoimentos de alunos, professores e moradores da Vila Mariante. Mais do que narrativas sobre uma instituição, o livro dá voz às pessoas que constroem a escola dia após dia – suas histórias, seus encontros, seus desencontros.
No posfácio, a professora e pesquisadora Betina Hillesheim (Unisc) escreve:
“Nos contem, diz Rafaela. Nos ajudem a lembrar, dizem os meninos e meninas entrevistadores. Eu me lembro, dizem os/as entrevistados/as. Vila Mariante brota destas memórias, viva, pulsante. A escola se (re)cria. A vida da escola são os alunos, diz o título do livro. A vida da escola é feita de atrito entre corpos, de encontros (e desencontros). A vida da escola não pode ser arrastada pelas águas, dizem os/as autores/as deste livro. A escola permanece.”
Sobre a organizadora: Rafaela Limberger é doutoranda em Educação na Unisinos, na linha de pesquisa História, Educação e Políticas, com bolsa Capes/Proex. Mestre em Educação (2022) pela mesma universidade, também com bolsa Capes/Proex, é graduanda em Licenciatura em Educação no Campo (UFSM) e licenciada em História (Unisc, 2019).
O lançamento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul, com recursos do Funcultura.
Um convite à memória coletiva, à história da educação e ao reconhecimento de que uma escola é sempre maior do que suas paredes: ela é feita de gente.