A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul foi fundada por um grupo de pessoas voluntárias apreciadoras de Arte, representantes de diversos segmentos da comunidade santa-cruzense, no dia 16 de junho de 1988. Sua sede inicial foi o Centro de Cultura Jornalista Francisco J. Frantz, antiga Estação Férrea.
Posteriormente, em 1993, a Associação Pró-Cultura passou a ocupar o prédio do antigo Banco Pelotense, construído em 1922, em estilo eclético, com elementos neoclássicos. Hoje, o local pertence ao Estado e foi tombado pelo IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), conforme Portaria nº 05/1991. Ele foi cedido para a Associação Pró-Cultura através da Lei nº 10.154, de 28 de abril de 1994.
Em 1995, a sede da Associação recebeu o nome de “Casa das Artes Regina Simonis”, em homenagem à artista plástica santacruzense.
A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, administrada, exclusivamente, por pessoas voluntárias da comunidade, é mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis.-
Cronologia
1988 — Um grupo de agitadores culturais que se preocupavam com o destino da arte e da cultura do município, se reúne para fundar a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul
1994 — Por meio de um decreto do então governador Alceu Colares, a Associação passou a ocupar o prédio que fora construído originalmente para abrigar o extinto Banco Pelotense.
1995 — No dia 3 de outubro de 1995, em homenagem à artista plástica santa-cruzense Regina Simonis, a Pró-Cultura passou a denominar sua sede de “Casa das Artes Regina Simonis”.